Quebrando paradigmas, “a Casa Gabos Óptica está na 5ª geração”

Texto: Renata Sessa (colaboradora)

A Casa Gabos Óptica é a primeira Óptica fundada em Santos, no ano de 1921, na rua General Câmara, 124. Depois se instalou na Rua João Pessoa, 17, onde ficou por muitos anos. Sylvio Gabos, o fundador, era imigrante de Castelmassa na Itália e veio para o Brasil ainda jovem. Além de prestar serviços de Óptica e Optometria, a Casa Gabos Óptica fabricava com exclusividade lentes em seu laboratório próprio para as demais Ópticas do Brasil, inclusive para a renomada Carl Zeiss.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Casa Gabos Óptica forneceu equipamentos ópticos para o exército. Eram lentes para os telêmetros (aparelhos próprios para medir a distância entre os equipamentos de artilharia e os alvos), que foram utilizados em fortes brasileiros. Os telêmetros, também eram fabricados pela mesma família, surgindo nessa ocasião à empresa D.F. Vasconcellos nascida na Casa Gabos através do casamento de Elza Gabos, filha de Sylvio Gabos com o Sr. Décio Fernandes Vasconcellos.Para aqueles que não sabem a D.F.Vasconcellos é a maior indústria de equipamentos óticos da América Latina (ou pelo menos chegou a ser).

Em 1963, a Casa Gabos cria a OPTIMAC, indústria de maquinário óptico com enorme relevância para o ramo da óptica Nacional. Ito Sylvio Gabos, filho do fundador, foi o inventor da primeira máquina de têmpera térmica de cristal óptico da América do Sul, além de outras patentes, como orthopolariscópio e polidoras automáticas. Atualmente está sob o comando da sua quarta geração, Ricardo Gabos Morozetti e Paulo Alexandre Gabos Morozetti, e já conta com a 5ª geração, Raoni Gabos Morozetti e Tales Sessa Corrêa Gabos Morozetti que seguem os passos do seu trisavô.

A ótica ainda existe nos dias de hoje e fica na Rua Riachuelo, 95.

A Casa Gabos Óptica é a primeira Óptica fundada em Santos, no ano de 1921.

A Casa Gabos Óptica é a primeira Óptica fundada em Santos, no ano de 1921. A foto é de 1924, do tempo em que ficava na Rua General Câmara, 124.

Anúncios da Ótica Gabos

Anúncios da Ótica Gabos

Mais anúncios da primeira ótica da cidade de Santos

Mais anúncios da primeira ótica da cidade de Santos

Deixe uma resposta