Hotel Atlântico já foi unidade do Motel Clube Minas Gerais

 

atlantico2Entre 1969 e 1976, tradicional casa hoteleira santista ficou disponível apenas para associados do sistema de hotéis mineiro

Criado em 1922, o Atlântico Hotel é, hoje, o estabelecimento mais antigo deste segmento na cidade de Santos. Na sua trajetória, de lá para cá, pelo menos por meia década, o espaço foi arrendado para o Motel Clube Minas Gerais, uma das primeiras associações do gênero no Brasil, muito comuns nos anos 1950 e 1960.

Esse tipo de “clube” oferecia ao associado uma gama de estabelecimentos hoteleiros, espalhados pelas principais cidades turísticas do país.

O principal foco das campanhas da empresa eram as crianças. Via de regra, a empresa publicava na grande imprensa anúncios onde se dizia: “Criança aplicada merece férias”. O Motel Clube Minas Gerais não economizava em suas estratégias de marketing. Até mesmo o Rei Pelé chegou a ser garoto propaganda clube. Em esquetes de rádio, ele dizia: “Você está querendo descansar? Tirar férias? Reserve suas férias desde já, tornando-se sócio do Motel Clube Minas Gerais. Diárias de apenas Cr$ 0,40. Hotéis em todo o Brasil! Fácil, fácil!

Ao fechar negócio com o Hotel Atlântico de Santos, em 1969, a empresa comemorou o fato, anunciando o início de uma nova fase do grupo, oferecendo estabelecimentos de maior conforto e elevados serviços de hotelaria. O hotel santista brindava o Motel Clube Minas Gerais com um toque de tradição e padrão elevado. “O tradicional hotel, de passado brilhante à época áurea dos cassinos luxuosos e alegres, revela agora aos seus hóspedes, sócios-proprietários do MCMG, todo o seu alto gabarito de estabelecimento padrão da hotelaria nacional. O requinte das instalações modelares, aliado à preocupação constante da atual administração, empenhada em manter o alto nível dos serviços sem descuidar da proverbial hospitalidade mineira, é característica marcante de todos os nossos motéis e clubes.”

atlantico4O MCMG anunciou a celebração do contrato em boa parte da imprensa especializada e obteve uma atenção especial da renomada revista A Cigarra, do Rio de Janeiro, que produziu uma boa reportagem sobre a aquisição do hotel santista. Aliás, a cidade de Santos fazia bastante tempo era uma espécie de sonho de consumo dos mineiros, uma vez que era considerado um destino turístico de respeito no cenário nacional. “Da importância da cidade de Santos não seria necessário falar, a não ser para dizer que, em razão desta mesma importância, não poderia o Motel Clube Minas Gerais retardar por mais tempo a sua inclusão no roteiro das Férias Maravilhosas, Preenchendo uma lacuna que já se tornava quase imperdoável. No entanto, ao surgir a oportunidade, não mediu esforços a diretoria da sociedade, no sentido de proporcionar ao corpo social este verdadeiro presente, que é o Hotel Atlântico, o pioneiro da categoria “A”, que, estamos certos, marcará o advento de uma nova etapa nos muitos serviços até então prestados pelo empreendimento que levou a classe média brasileira Os benefícios do turismo, esta sadia, divertida e instruída atividade, tão profícua e importante em todos os países.

A chegada do Atlântico Hotel no cardápio de estabelecimentos oferecidos aos associados do MCMG marcava os dez anos de atividades da empresa, que expandia seus negócios para os quatro Estados da Região Sudeste, além de Salvador, na Bahia.

Cinzeiro do Hotel Atlântico no período em que estava sob o controle do MCMG

Cinzeiro do Hotel Atlântico no período em que estava sob o controle do MCMG

 

O Atlântico ficaria sob o controle do MCMG por alguns anos na década de 1970, até que no início de 1976 foi colocado à disposição para locação (conforme anúncio pesquisado no jornal O Estado de São Paulo, edição de 21 de fevereiro). Ele acabou sendo comercializado em meados de 1976, causando um certo transtorno aos associados do Motel Clube Minas Gerais, que se sentiram “enganados” por ingressarem no plano quando do anúncio da aquisição do tradicional hotel santista. Em carta enviada ao jornal O Estado de São Paulo, em 28 de março de 1976, um leitor, associado do clube mineiro disse: “E como ficam os associados, que perderão a possibilidade de lá se hospedarem? Parece-me que não é correto o sistema vender títulos com a promessa de proporcionar hospedagem em bons hotéis e, a seguir, privar o associado da possibilidade de hospedar-se nesses hotéis, pois, ao invés de aumentar o número deles, o Motel os está diminuindo, fechando o tradicional Hotel Atlântico”

 

 

Cigarra1

Anuncio na Revista A Cigarra, em 1969

atlantico1

Restaurante do Atlântico

Anuncio publicado em fevereiro de 1976.

Anuncio publicado em fevereiro de 1976.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>