Santos na Revista Excelsior – O Colégio São José (Agosto de 1928)

VISTAGERALVez ou outra, grandes revistas nacionais enviavam a Santos alguns de seus jornalistas para que fossem produzidas matérias sobre a cidade, seu cotidiano, seu povo, sua economia e tantos outros assuntos correlatos à cidade portuária mais importante do país e dona de uma trajetória histórica de séculos.

A revista Excelsior, do Rio de Janeiro (que foi a capital federal até 1960) , foi um dos mais influentes órgãos de imprensa entre 1928 e 1945. O periódico, mensal, trazia artigos diversos sobre saúde, ciência, lazer, turismo, contos, notícias da Europa, cinema, entre outras variedades. A cidade de Santos foi mencionada algumas vezes no tempo em que a Excelsior circulou. O Blog Memória Santista traz, assim, os artigos em que a cidade santista foi tema de suas notas.

É o caso de um breve relato que a a revista fez sobre o Colégio São José, na edição nº 7, de agosto de 1928. Naquele ano, a escola dirigida pelas irmãs de São José, completava cinco anos de atividades. A transcrição, exposta logo abaixo, não levou em conta o modo de escrita da época, corrigindo-o às regras ortográficas atuais.

———————————

Colégio São José – Santos – Estado de São Paulo

O Colégio São José, também chamado “Externato São José” fica na aristocrática avenida Ana Costa, em prédio suntuoso, construído exclusivamente para este fim. Funciona de acordo com as leis do ensino particular, mantendo curso primário, secundário ou geral, e profissional ou especial, em conformidade com a lei de nº 1579, de 19 de dezembro de 1917. Foi fundado em 15 de agosto de 1923, e é mantido e dirigido pelas Irmãs de São José (França), cuja casa provincial no Brasil está em Itu, fundada desde 1859.

O “Externato São José” tem por fim secundar a família na educação das meninas. Consiste a sua missão não só em lhes fazer adquirir conhecimentos e aptidões, como também em lhes cultivar a inteligência, fortificar os bons sentimentos, formar o caráter e fortalecer o desenvolvimento físico.

Este grande estabelecimento de educação e ensino é talvez o primeiro na cidade de Santos, no seu gênero de externato e semi-pensionato, e um dos mais apreciados pela disciplina que nele se faz sentir e pelos excelentes resultados que as meninas obtém depois do seu curso. As irmãs de São José são conhecidíssimas em nosso país como exímias educadoras e o Colégio de Santos tem à sua frente uma religiosa que é um modelo de virtudes e de acendrado patriotismo.

ASMENORES

ASMAIORES

COLEGIOSAOJOSEREVISTAEXCELSIOR

Deixe uma resposta