Conheça Rubens Ferreira Martins, prefeito de Santos entre 1947 e 1950

O prefeito Rubens Ferreira Martins (1947-1950)

Você já ouviu falar de Rubens Ferreira Martins? Ele foi prefeito de Santos entre 1947 e 1950 e dá nome para o túnel que liga o Centro da cidade ao bairro do Jabaquara, a primeira passagem de atalho à região das praias,

Ele nasceu em Santos no dia 13 de outubro de 1916, filho de Hermínio Ferreira Martins e Clarice Ferreira Martins. Fez os primeiros estudos na terra natal, o ensino secundário no Ginásio São Bento, na capital paulista e Ginásio Luso-Brasileiro, em Santos, concluindo-o em 1933. A partir dali iniciou atividades profissionais no comércio cafeeiro, chegando a se tornar especialista, atuando como corretor oficial de café.

Com a desagregação do Estado Novo em 1945, colaborou para a fundação, em Santos, do Partido Republicano Progressista (PRP), que, no ano seguinte, se transformou no Partido Social Progressista (PSP), liderado por Ademar de Barros. Durante o governo deste último em São Paulo (1947-1951), Ferreira Martins foi nomeado, em abril de 1947, prefeito de Santos. Ele exerceu o posto até fins de 1948, quando então passou a comandar, durante seis meses no ano de 1949, as carteiras agrícola e comercial do Banco do Estado de São Paulo. No final daquele mesmo ano voltou a assumir a Prefeitura de Santos, onde permaneceu até 1950. Durante sua gestão, Martins construiu a rodovia intermunicipal que ligou Santos a São Vicente, realizando ainda o alargamento da via Anchieta, na entrada da cidade.

No pleito de outubro de 1950, Martins elegeu-se deputado federal por São Paulo pela legenda do PSP,  e assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte. Nessa legislatura, integrou as comissões de Transportes, Obras e Comunicações, de Economia, de Finanças e de Segurança Nacional. Reeleito em outubro de 1954, voltou a participar da Comissão de Segurança Nacional e integrou a comissão especial nomeada para estudar a crise do café. Reelegeu-se mais uma vez em outubro de 1958 pela legenda da coligação entre o PSP, o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Social Trabalhista (PST). Dentre os projetos de sua autoria convertidos em lei, destacou-se o que resolveu o problema de saneamento da Baixada Santista através do aproveitamento de terrenos alagadiços pertencentes à Marinha. Foi também de sua autoria o projeto de utilização dos fundos de reserva das companhias de seguros e capitalização no incremento da indústria nacional. Reelegeu-se novamente em outubro de 1962 na legenda da coligação entre o PSP e o PSD.

Rubens Ferreira Martins faleceu no dia 5 de novembro de 1962, em pleno exercício do mandato. Era casado com Regina Estela Ferreira Martins, com quem teve três filhos.