Carvalho de Mendonça é nomeado primeiro presidente do Conselho de Intendência de Santos

 

Carvalho de Mendonça

A República Brasileira havia sido proclamada em novembro de 1889. Com a mudança do regime político no Brasil, os municípios tiveram alterados seus sistemas de administração, até então exercidos com exclusividade pelas Câmaras Municipais. O executivo, então, passaria a ser responsabilidade dos Conselhos de Intendência, onde figurava como maior nome seu presidente, que exerceria, na prática, o papel de gestor executivo municipal, cargo equivalente ao de prefeito nos dias de hoje. As Câmaras ficaram com a incumbência apenas de legislar, como é até hoje.

Os Conselhos deveriam ser nomeado pelos governadores do Estado. Em São Paulo, o fez Prudente de Moraes, que nomeou o Conselho de Intendência de Santos em decreto publicado no dia 19 de fevereiro de 1890. Vale dizer que entre os dias subsequentes aos da Proclamação da República (15 de novembro de 1889) e o 19 de fevereiro de 1890, Santos foi conduzida por uma Junta Governativa Provisória, aclamada pela própria população.

O primeiro Conselho de Intendência de Santos foi formado com a indicação de José Xavier Carvalho de Mendonça para a presidência. Os demais membros eram: Martinho Leal Ferreira, Luiz José dos Santos Dias, Ernesto Cândido Gomes, Francisco Emílio de Sá, José Serafim Cardoso e José da Silva Vergueiro.

Carvalho de Mendonça, após agradecer a todos, leu uma proposta para que fossem divididos os serviços da administração em comissariados, assumidos cada qual pelos membros do Conselho: Viação Pública (Martinho Leal Ferreira), Obras Municipais (José Serafim Cardoso), Saúde Pública (José da Silva Vergueiro), Matadouro (Francisco Emílio de Sá), Fazendas e Contas (Cândido Gomes) e Justiça (Luiz José dos Santos Dias).

Quem foi Carvalho de Mendonça? 

Nascido em Recife, Pernambuco, em 1861, José Xavier Carvalho de Mendonça chegou a Santos em 1888, quando foi nomeado juiz substituto da Comarca, onde iniciou sua ligação com a cidade. No ano seguinte monta uma banca de advogados e entra para a política, sua grande aspiração. Logo conquista seu espaço e foi nomeado o primeiro presidente intendente do município. Foi professor da Faculdade de Direito de São Paulo e advogado da Companhia Docas de Santos.

Deixe um comentário