Clube Atlético Santista teve o melhor Carnaval “interno” do Estado de São Paulo

Baile do Atlético nos anos 1960.

Santos, desde as décadas finais do século 19, criava e mantinha clubes sociais que movimentavam a vida da sociedade. Muitos deles nasceram sob a insígnia do esporte e se multiplicaram a tal ponto de fazer dos santistas o povo mais esportista do Brasil.

Mas também havia aquelas agremiações que optavam em centrar suas atividades para os eventos culturais e sociais, como o Clube XV e o Atlético Santista que, apesar de esportista em sua nomenclatura, deixou de lado as competições a partir de 1936, dedicando-se exclusivamente às movimentações sociais, em especial o Carnaval.

Como registrou o famoso jornalista e cronista carnavalesco, Bandeira Júnior, “o glorioso Clube Atlético Santista entrou no cordão de Momo no tempo de “Dorinha, Meu Amor”, “Pinião, Pinião, Pinião”, “Gosto que me enrosco” e “Sou da Fuzarca”, sucessos em 1928. Foi sob a presidência de Heitor Golzi que o Atlético promoveu os mais animados bailes em sua primeira sede, ainda localizada na rua General Câmara. De lá para cá, não parou mais”.

Anos mais tarde, o Atlético mudou de endereço, se instalando em um local maior, na Rua D. Pedro, esquina com a Praça Mauá. Mas os bailes do clube aconteciam no mais elegante e concorrido salão da cidade, o da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio, na Praça José Bonifácio. A festa atleticana era tão frequentada que percebeu-se a necessidade de buscar um outro lugar ainda maior.

Foi então que a agremiação adquiriu o terreno da Vila Mathias, onde ergueu se enorme ginásio, inaugurado em 1948. Foi o primeiro dos grandes ginásios da cidade. Naquele gigante de ferro e cimento armado, construído especialmente para abrigar grandes multidões, quer para práticas esportivas ou sociais, os bailes carnavalescos atleticanos atingiram o ápice, chegando a serem considerados os maiores do Estado de São Paulo, em eleição promovida na capital, com o julgamento feito por carnavalescos paulistas.

A inauguração do ginásio para a Folia de Momo aconteceu em 1949, contando com a presença da primeira Rainha do Carnaval santista, a crooner Jarina Rezende. Os bailes atleticanos foram referências por décadas.

Jarina, em um de seus compromissos como a Rainha do Carnaval Santista de 1949.
Jarina, a primeira Rainha do Carnaval de Santos, inaugurando o Ginásio do Atlético Santista para a Folia de Momo de 1949.
Baile de Carnaval do Atlético Santista quando ainda acontecia no salão da Sociedade Humanitária, em 1945.
Baile de Carnaval do Atlético Santista quando ainda acontecia no salão da Sociedade Humanitária, em 1945.

Deixe um comentário