Emissora foi inaugurada em 1º de fevereiro de 1992
Até 1989, os santistas, a exemplo do que ocorria com todos os brasileiros, só tinham à disposição 13 canais de televisão, expostos numa faixa de transmissão conhecida como VHF (Very High Frequency – Frequência Muito Alta). Naqueles anos finais dos anos 1980, os televisores começaram a introduzir uma faixa extra aos 13 canais normais. Era uma faixa destinada à transmissão UHF (Ultra High Frequency – Frequência Ultra Alta), apontando um futuro de portas abertas para uma gama maior de canais e emissoras. Na Baixada Santista, o UHF era um completo desconhecido, até a chegada da TV Litoral, emissora local de propriedade do empresário Lupércio Mussi. As primeiras transmissões da TV Litoral começaram em 5 de janeiro de 1991, no canal 52 UHF.
No entanto, a programação da TV Litoral não decolou muito, em função da dificuldade da população em entender a nova mecânica da faixa UHF. A maioria absoluta das casas e apartamentos não tinha antena adaptada para a faixa, e os próprios aparelhos, em sua maioria, só dispunha de seletores que iam até o canal 13. A consequência destes elementos era que a TV Litoral não conseguiu engatar uma boa audiência.
Mas, a salvação, quem diria, viria pelas mãos de uma concorrente, a TV Tribuna.
Quando a TV Mar ganhou a concorrência pelo canal 8, ocupado até então pela Rede Globo de Televisão, a maior emissora do país, o espaço deixou de ser utilizado pela empresa de Roberto Marinho. A Globo aproveitou a vitória do Grupo A Tribuna pelo canal 18 UHF para selar uma parceria com a família Santini, que já era proprietária do maior conglomerado de comunicação do litoral paulista. O acordo foi selado em 11 de julho de 1991, o que tornou a TV Tribuna a afiliada oficial da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira.
O maior problema a ser resolvido, no entanto, era a questão da faixa de transmissão. A concessão era para o canal 18 UHF, e as dificuldades prometiam ser as mesmas enfrentadas pela TV Litoral. Mas, utilizando seu poderio, a Rede Globo mobilizou um verdadeiro exército de “antenistas”, promovendo em toda a região a maior instalação de receptores de UHF já realizada no Brasil, garantindo o brilho do plim-plim nos lares santistas.
Tribuna Notícias
O santista Carlos Manente, do staff da Rede Globo São Paulo (era editor do Fantástico), desceu a Serra do Mar para comandar o jornalismo local, montando uma equipe que mesclava nomes experientes, como Eduardo Silva, Cristina Guedes e Wânia Seixas, com jovens profissionais, como Jorge Gutierrez, André Rittes, Fernanda Lopes, Fábia Larsen, Sergio Willians, Paulo Bornsen, Carlos Lopes, entre outros.
A TV Tribuna foi ao ar em 1° de fevereiro de 1992.
Nos primeiros anos, a emissora não tinha horário fixo para o jornalismo em sua grade. As notícias eram exibidas em flashes nos intervalos comerciais: o “Tribuna Notícias”.
Os programas foram sendo criados à medida que a emissora foi crescendo e estruturando-se de maneira adequada. Surgiram o “Tribuna Comunidade” e o “Revista da Praia”, apresentado pela jornalista Cristina Guedes.
Dos equipamentos iniciais, todos em sistema U-Matic, a emissora passou para o Beta-Cam e montou um estúdio para a transmissão de telejornais. A estreia do primeiro telejornal aconteceu em abril de 1994, com a edição noturna do Jornal da Tribuna e, em março de 1996, o JT 1ª Edição, transmitido na hora do almoço, com apresentação da jornalista Paula Quagliato. No mesmo ano, era criado o programa de esportes “Corpo em Ação”, comandado por Eduardo Silva.
Com o passar dos anos, dezenas de profissionais passaram pela TV. Alguns ficaram e se tornaram patrimônios da emissora, como Tony Lammers, Melissa Paiva, Rosana Valle, Vanessa Faro, entre outros. Da velha guarda, Eduardo Silva, se tornou diretor de jornalismo em 2005. A grade também se tornou mais maleável com o tempo, permitindo o surgimento de programas locais de maior duração e temáticos, como o Rota do Sol e o Viver Bem. Em 3 de dezembro de 2007, voltava ao ar o boletim Tribuna Notícias, com duração de três minutos a partir das 8 horas.
Era Digital
A TV Tribuna foi a primeira emissora da região a entrar na era digital, muito antes do prazo estipulado pelo Governo Federal. No dia 30 de março de 2009, Santos se tornou a terceira cidade do país, não capital, a disponibilizar o sinal.