A primeira vez fotografada do ponto de vista das gaivotas

Primeiras fotografias aéreas tiradas da cidade de Santos mostram uma cidade que ainda estava em desenvolvimento.

Santos, domingo, 15 de maio de 1921. Agnello sentia-se como uma audaciosa gaivota, de asas abertas sobre um mundo desconhecido e aberto à sua frente. Vez em quando ele fechava os olhos só para sentir o vento bater-lhe o rosto, enquanto ouvia o ronco produzido pelo motor do pequeno hidroavião modelo Macchi 9, que o conduzia a uma aventura inusitada pelos céus da Ilha de São Vicente. Mas fora com os olhos bem abertos que o jovem fotógrafo da revista santista “Flamma” pôde, de fato, se deslumbrar diante da paisagem improvável da região. Agnello realizava, enfim, o sonho de poder registrar através das lentes de sua câmera, as linhas geográficas, e perfeitamente geométricas, da terra de Braz Cubas, dos Gusmões e dos Andradas, de um ângulo até então inédito na história santense. Enfim, ali, pelas suas mãos, e pelas asas daquele bravo hidroavião, nasciam as primeiras fotografias aéreas de Santos.

Origens

O primeiro registro aerofotográfico da história humana ocorreu em 1858, fruto da engenhosidade e arrojo do retratista francês Félix Nadar. Sobrevoando os céus de Paris em um balão de ar quente, Nadar produzira com sucesso uma imagem fotográfica e panorâmica da região sul da cidade, utilizando uma câmera escura apontada para o chão, gerando um negativo de 8×8 cm. Dois anos depois, James Black e Samuel King, empregando igualmente um balão de ar quente, obtiveram, após várias tentativas frustradas, o registro de uma bela imagem panorâmica da cidade de Boston, Massachusetts (EUA), tornando-a, assim, a primeira aerofotografia feita nas Américas. A partir daí, outras experiências em termos de fotografias daquele novo e inusitado ângulo foram sendo desenvolvidas, mas sempre a partir de voos em balões. Somente em 1908, é que o avião entrou no jogo, passando a ser utilizado neste tipo de atividade. O norte-americano Wilbur Wright (um dos famosos irmãos Wright) foi o pioneiro neste caso, registrando uma sequência fotográfica de Camp D’Auvours, um campo militar localizado nas proximidades de Le Mans, França. As imagens de Wright foram utilizadas na produção de uma cena animada (filme) que, infelizmente, acabou se perdendo.

No Brasil

Em 1916, o repórter Jorge Kfuri, do jornal carioca “A Noite”, se tornou o primeiro a produzir uma fotografia aérea no Brasil, sobrevoando o Rio de Janeiro como passageiro de um hidroavião conduzido pelo aviador capitão-tenente Virginius de Lamare. A partir desta experiência, o país iniciou uma ampla campanha e uma série de procedimentos visando implementar a prática de levantamento fotográficos com vistas à elaboração de cartas geográficas detalhadas.

Base aeronaval de Santos

Neste final da década de 1910, a cidade portuária de Santos já era reconhecida como um importante e potencial centro da aviação nacional, por conta das condições favoráveis que oferecia a pousos de hidroaviões e até mesmo aeronaves terrestres (elas pousavam na faixa de areia da orla entre o José Menino e o Gonzaga). 

No início dos anos 1920, os santistas iniciaram a construção de uma base aeronaval, incentivada justamente por Virginius de Lamare (esta base seria inaugurada em outubro de 1922 no Sítio da Conceiçãozinha, na Ilha de Santo Amaro, contando com a presença do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa). Numa das suas vindas à cidade, em 1921, de Lamare resolveu fazer um convite à imprensa, desejando repetir o que fizera no Rio de Janeiro alguns anos antes, quando sobrevoou a capital brasileira junto com o fotógrafo do jornal A Noite, e com outros profissionais de imprensa em diversos voos ao longo dos anos seguintes.

Foi então que a recém-criada revista “Flamma”, ciente da proposta do capitão-tenente, enviou um jovem fotógrafo do seu time, Agnello Santos, para aquela missão pioneira, cujo objetivo era produzir as primeiras imagens aéreas da região. E lá foi o Agnello, com sua “folding camera” (câmeras dobráveis – que geravam negativos de 4 a 5 polegadas, ideais para a confecção de cartões postais) assumir um lugar no cockpit da aeronave.

Primeiras visões aéreas compartilhadas com todos

Naquela manhã de domingo, 15 de maio, o tempo estava relativamente bom para voar. De Lamare partiu do lagamar da Alfândega e ganhou altura rumando na direção de Cubatão. De lá, fez meia volta e apontou para os lados dos morros da cidade de Santos. Agnello levara consigo dez filmes para tirar. Era imprescindível não tremer e, ainda mais, apertar o botão no tempo certo. O fotógrafo da “Flamma” respirou fundo e mirou primeiro para a paisagem do Porto de Santos, a uma altitude de mais de 1.000 metros, de onde era possível ver toda a cidade. O Monte Serrat havia ficado pequeno aos olhos dos viajantes aéreos. O mais impressionante da vista eram os cursos dos rios que cortavam a ilha Barnabé e parte da Santos continental. Dava pra ver com clareza os rios Diana e Jurubatuba.

De Lamare, depois de dar algumas voltas naquele ponto, embicou seu hidroavião na direção da Barra. Ao passar pela linha da orla praiana, Agnello clicou o ponto em duas faces. A primeira para os lados do Itararé, sobrevoando nas proximidades da Ilha Urubuqueçaba. Dali era possível enxergar até a linha superior da Serra do Mar. Depois voltou sua câmera para o lado oposto, na direção do José Menino e Gonzaga, tomando uma imagem impressionante da cidade. O jovem fotógrafo ainda teve tempo para tirar outras fotografias, mas só três acabariam publicadas na edição de junho da “Flamma”, causando um verdadeiro reboliço entre os santistas, que puderam ver, pela primeira vez em suas vidas, a terra natal do mesmo ângulo das gaivotas.

Imagem vira postal colorizado

Um dos registros de Agnello Santos, a foto sobre a Praia do José Menino, acabou virando cartão postal da empresa “Union Postale Universelle” e foi colorizado manualmente. Foi o cartão da Série em Cores nº 284.

Em 1924, Agnello Santos, com seu espírito aventureiro, participaria de um reide entre Santos e Ribeirão Preto, o primeiro da história entre as duas cidades.