Em meados dos 1990, o setor de entretenimento no Brasil experimentou uma febre diferente, a dos karts indoor. A atividade automobilística, na Baixada Santista, tinha seu espaço maior na cidade de Cubatão, onde existia desde 1981, o Kartódromo Nelson Piquet, responsável por dar início à formação de uma legião de praticantes locais no esporte das pistas.
Inspirado pelo legado de Senna
O maior ídolo do automobilismo nacional, Ayrton Senna da Silva, havia falecido em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1º de maio. Assim, muito da nova moda se deu por inspiração e por conta do estímulo que parte da equipe do piloto brasileiro trouxe para o país, visando não só entretenimento das pessoas, mas também a formação de novos pilotos (Ayrton Senna começou sua carreira no Kart). Tanto é, que um dos primeiros kartódromos deste período foi justamente o criado por Roberto Guerra, ex-chefe da escuderia de Senna, em Interlagos.
Em Santos
Na esteira do entusiasmo, os santistas também tiveram o privilégio de receber um espaço dedicado exclusivamente para a atividade. O “point”, tido como de “primeiro mundo”, recebeu o nome de Indoor Center, e situava-se na Avenida Ana Costa, 17. Os empreendedores resolveram não só instalar a pista de kart, mas também investiram numa pista de patins (roller) e mini-golfe.
Na inauguração, ocorrida em janeiro de 1996, várias provas foram planejadas, com diversos convidados da região, incluindo-se a vitoriosa equipe de vôlei feminino do BCN/Guarujá (então vice-campeã da Liga Nacional), que participou da Corrida do Batom.
A ideia de criar o empreendimento partiu do empresário Carlos Edgar Lopes, o Tita, que bolou o traçado da pista quem tinha 220 m de comprimento. E até que não foi muito difícil para ele, pois Tita competiu durante cinco anos de Kart, tendo sido vice-campeão brasileiro em 1991. E, durante esses anos, disputou provas em praticamente todas as pistas brasileiras. Por essa razão, teve facilidade em criar o circuito do Indoor Center, de média velocidade, com duas retas de alta, e várias curvas, algumas bem fechadas e enjoadas, o que dava maior prazer para quem pilotava os karts, e também para o público que assistia as provas.
Atrações extras
O espaço levou muitas atrações ao público santista. Nos primeiros meses, o público teve a oportunidade de ver de perto dois automóveis em exposição: um Fórmula Chevrolet utilizado no Campeonato Brasileiro da categoria e o Tigra, um esportivo fabricado na Europa pela Opel, importado pela General Motors do Brasil para estudo de mercado e eventual comercialização no Brasil.
O lugar também abrigava loja de conveniência – doces e guloseimas importadas, patins e equipamentos, bijuterias, roupas jovens e miniaturas. Existia ainda um balcão onde se criava a manchete de primeira página em um jornal da maneira que a pessoa quisesse. A ideia, trazida dos Estados Unidos por Orlando Lovechio Filho era outra atração local, assim como a lanchonete denominada “Stop’n Go”, onde tudo girava em torno do automobilismo. Esta ideia era do jovem Christian Sérgio Gonçalves, que modificou o tradicional e conhecido cardápio, criando um exclusivo, onde os sanduiches tinham nome de pilotos, mas como Ayrton Senna Nelson Piquet, Émerson Fittipaldi, José Carlos Pace, entre outros.
Campeões saíram deste espaço
O traçado do Indoor Center de Santos era considerado “super travado” pelos especialistas, com voltas executadas em torno de 25s. Dado o grau de dificuldade, ela gerou alguns grandes pilotos, como Rodrigo Cendon Orefice, que pilotou por muito tempo nesse indoor chegou a se tornar campeão brasileiro de kart. Outro grande piloto formado neste espaço foi Bruno Miranda, de enorme destaque nas pistas brasileiras.
Infelizmente, o espaço não durou muitos anos e deixou muitas saudades aos apaixonados pela velocidade e pelas pistas.
Outras pistas
Além da pioneira de Cubatão e da Indoor Center, a Baixada Santista chegou a ter outras pistas, como uma, também indoor, que havia na entrada da cidade de Santos, na Av. Martins Fontes. Havia as pistas do clube Guaiúba e outra pertencente à familia do piloto brasileiro Rubens Barrichello, ambas no Guarujá. Em São Vicente, havia a pista que foi montada em torno do Centro de Convenções e, finalmente, na Praia Grande, a o Litoral Plaza Shopping, considerada pelos especialistas como uma das melhores.