Santos foi pioneira no país em tratamento Cinesioterapico

Cinesioterapia quer dizer, literalmente, terapia do movimento (do grego kínesis, movimento e therapeia, terapia). De origem oriental, atualmente é uma das terapias mais adotadas no mundo, sendo importante por estar ligada a todas as outras formas de terapias físicas como, por exemplo, a Hidroterapia. A técnica designa processos terapêuticos que visam a reabilitação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos, tendo como objetivo a prevenção, a eliminação ou diminuição dos distúrbios do movimento e função.

Esta técnica, trazida da Europa para o Brasil no início do Século 20, teve Santos como um de seus primeiros locais de aplicação. Por conta do porto, com sua alta demanda de acidentados, somados aos que vinham sofrendo lesões pelas ruas da cidade, em função do crescente trânsito de veículos e bondes, a cidade recebeu bem o serviço, adotado primeiramente pelo dr. Roca Dordal, que instalou clinica na esquina das ruas Sete de Setembro e Brás Cubas, no ano de 1926.

Esta novidade foi tema de reportagem da revista Flamma, que assim publicou a matéria, na edição de agosto de 1926:

SERVIÇO DE KYNESETHERAPIA, DO PROF. ROCA DORDAL

Cidade de intenso movimento, onde os acidentes registram-se a cada momento, Santos ressentia-se de uma grande falta, ter um serviço de kynesetherapia, para que os ofendidos pudessem, de pronto, receber o tratamento indispensável.

Esta lacuna, entretanto, acaba de ser preenchida pelo esforçado Dr. Roca Dordal, que instalou o seu gabinete em confortável departamento no prédio da rua Brás Cubas nº 184, esquina da rua Sete de Setembro.

A inauguração do novo serviço, a que já vem prestando relevantes benefícios à humanidade sofredora, teve lugar no dia 27 junho do corrente ano, perante os mais conceituados médicos desta cidade, autoridades, pessoas gradas e representantes da imprensa.

Sabendo da inauguração do novo serviço, Um dos nossos redatores, há dias, esteve ali em visita.

Recebido amavelmente pelo professor Dordal, o nosso companheiro foi levado ao gabinete de exames. Passando depois, ao serviço, assistiu a vários tratamentos, por meio do raio Dervil.

roca2

Assistimos ao tratamento de um rapaz que havia sofrido uma luxação no joelho direito e pé. Depois de andar em tratamento, há cerca de um ano, com vários médicos da capital, em pouco tempo de tratamento, por processos de técnica do professor Roca Dordal, já se achava quase completamente restabelecido, andando pelos seus próprios pés. É essa uma das mais importantes curas que tem sido operadas pelo ilustre especialista.

Com professor Dordal, que é chefe do serviço Kynesetherapico do Lloyd Sul Americano e da Assistência Kynesetherapica dos Clubes Esportivos Locais, possui no seu serviço aparelhamento modelar com todos os requisitos modernos: de acordo com os mais recentes progressos deste meio terapêutico, empregando nas curas técnicas de Falk-Wide e Kleen, modificadas.

A descoberta que o professor Dordal vem de realizar em colaboração com os técnicos Francisco Lima e Irio Vignoli, foi a 14 de julho de 1926, convencionando denominar a sua descoberta de Raios Dervil.

Vários são os casos de curas importantes, dos quais podemos citar em simples relato, conseguimos obter os seguintes dados:

A.C. com fratura e luxação da 5ª vértebra. Iniciou o tratamento em 20 de dezembro de 1924 e teve alta em 6 de março de 1925, completamente curado. R.M. Com luxação da articulação do escapulo umbral direito, indicação do Dr. Dutra Vaz, Deu entrada em 12 de fevereiro de 1925, alta em 14 de março de 1925. Foi o 2º caso de técnica Denietta e 1ª observação prática ; A.S. Com luxação do punho direito, indicação do Dr. Martins Fontes. Entrada em 13 de março de 1925 e alta em 31 de março de 1925, completamente curado. Foi empregada a técnica Denietta; N.S. com luxação e escapulo umbral direito. Entrada em 7 de fevereiro de 1925, alta em 20 de março de 1925, completamente curado.

roca1

Nesses casos o professor Dordal fez o uso de técnica própria, denominada pelo autor “Técnica Denietta”, conseguindo a total movimentação indolor. R.B. amyothrophia consecutiva de polynevrite infecciosa, indicação do Dr. A. Arantes, após breve lapso de tempo em tratamento, ficou completamente curado.

 Os casos de curas importantes são inúmeros, sendo-nos impossível, pois, enumera-los.

Todos os aparelhos empregados pelo professor Roca Dordal são de sua idealização, fornecidos e instalados especialmente para o seu serviço, pela Casa Lima, de São Paulo.

A especialidade do professor Dordal abrange o tratamento das afecções ortopédicas, afecções musculares, afecções nervosas, afecções respiratórias e afecções digestivas.

Durante a visita, o professor Dordal entreteve animada palestra com o nosso representante, prestando-lhe os mais minuciosos esclarecimentos.”

reportagem

 

Deixe um comentário