Navio foi destruído na Segunda Grande Guerra Mundial, com registro fotográfico raro.
No início do século 20, o Porto de Santos principiou a testemunhar uma grande atividade da navegação mercantil japonesa, em especial a partir da chegada do vapor “Kasato Maru” que, em 1908, foi o responsável por trazer ao Brasil a primeira leva de imigrantes nipônicos vinculados ao acordo estabelecido entre as duas nações.
Nos anos seguintes, dezenas de vapores singravam os três oceanos conhecidos (Pacífico, Índico e Atlântico) para trazer milhares de esperançosos japoneses a um futuro mais promissor do que poderiam ter na terra do sol nascente. A navegação nipônica, principalmente por meio da empresa Osaka Mercantile Steamship Co. (OMSC) Japan, se aprimorava, a cada ano, na construção de grandes navios mercantis, caso do “La Plata Maru”, produzido nos estaleiros da Mitsubish, na cidade de Nagasaki.
A viagem inaugural do “La Plata Maru” foi justamente para a cidade de Santos, em julho de 1926. Ele trazia mercadorias e passageiros, muitos deles com destino final no Brasil. E aqui chegando, teve notícia festejada pela imprensa local, que foi convidada a conhecer as instalações daquela que estava sendo considerada a maior estrela nipônica dos sete mares.
A chegada ao Porto de Santos
O La Plata Maru entrou no Porto de Santos no dia 26 de julho de 1926, no comando de Sakeo Schikawa. Assim que lançou as amarras no cais do armazém 3, o navio foi recepcionado pelo cônsul do Japão em Santos, Sakai Mine, e pelo agente da empresa, Antunes dos Santos e Fernando Caldeira. Foram eles quem tiveram a ideia de convidar as autoridades santistas e a imprensa local para conhecer o orgulho da OMSC.
Às 14h30, os convidados subiram à bordo e puderam constatar com os próprios olhos a maravilha de navio construído nos estaleiros de Nagazaki. A visita percorreu todos os compartimentos da embarcação, causando excelente impressão em todos. Ao final do tour, o cônsul japonês ofereceu um coquetel, saudando a imprensa e falando do grande esforço do governo nipônico para intensificar o intercâmbio entre os dois países.
Em nome das autoridades, o sr. Cleóbulo Amazonas Duarte, proferiu vibrante discurso, seguido de outras figuras presentes. Os santistas estavam felizes por receberem tão importante navio em seu porto.
O futuro do La Plata Maru
O navio da OMSC atou por muitos anos na linha da América do Sul, trazendo centenas de imigrantes japoneses para o Brasil. O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil possui diversos registros destas atividades, que podem ser vistas nas fotos abaixo. Na eclosão da Segunda Grande Guerra Mundial, o La Plata Maru, a exemplo de outros grandes navios mercantis nipônicos, foi adaptado para servir à Marinha de Guerra Imperial do Japão. Em 12 de janeiro de 1945, a embarcação, que teve seu nome mudado para Kanju Maru, foi destruída pela aviação de guerra dos Estados Unidos nas proximidades de Saigon.