Hidroaviões da Marinha Brasileira participam em Santos das comemorações ao IV Centenário da Capitania de São Vicente


Era 22 janeiro de 1932. A região estava em júbilo, comemorando o IV Centenário da criação da Capitania de São Vicente. Dentre as atividades festivas, que tiveram como palco principal a cidade vicentina, uma delas foi a presença de três hidroaviões “Savoia Marchetti”, esquadrilha pertencente à Marinha Brasileira, que partiram da base do Galeão (Rio de Janeiro) com destino a São Paulo no dia 20, pouco depois das 12 horas. 

As três aeronaves, de prefixos “1”, “4” e “11”, sob o comando, respectivamente, do capitão de corveta Augusto Schorcht e capitães-tenente Cortez e Cotta, voaram para Santos na manhã do dia 22 e permaneceram fundeadas junto à Bocaina. 

Os três aviões compuseram um grupo de equipamentos de guerra que desfilaram na Baia de Santos em homenagem ao IV Centenário da Capitania de São Vicente. Ainda fizeram parte o encouraçado “São Paulo”; o destróier “Baía”; o cruzador “Paraná”; o tender “Ceará” e o submarino “S-1”, todos da Marinha do Brasil. Além desses, esteve presente na festa o cruzador português “Carvalho de Araújo”.

A foto desta postagem faz parte do acervo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, e está creditada ao fotógrafo Jorge Kfuri (1893-1965). Seu título é “A esquadrilha fundeada em Santos – 22/01/1932 – Santos (SP)”. A imagem integra o Banco de Dados da Coleção Brasiliana Fotográfica, da Fundação Biblioteca Nacional.