O Great Western, da Royal Mail Steam Packet (RMSP), foi um pioneiro dos transatlânticos, lançado por Brunel em 1838 para estender a ferrovia Great Western de Bristol até Nova Iorque. Realizou sua viagem inaugural entre Bristol e Nova Iorque sob o comando do Capitão James Hosken, da Royal Mail. Em grande parte de sua carreira, foi comandado por Capitão Robert Woolward. A RMSP, conhecida na América Latina como Mala Real Inglesa, surgiu em 1839, com o primeiro contrato para transporte de correio marítimo assinado em 1840. O Great Western foi adquirido em 1847 e passou a servir as Antilhas.
Este navio era movido por rodas laterais de pás e velas, alcançando nove nós de velocidade. Com acomodações para 128 passageiros de primeira classe e 20 de segunda, o Great Western realizou 37 viagens redondas até 1846. Em 1853, ingressou na Rota de Ouro e Prata. O navio proporcionava uma vida a bordo peculiar, com iluminação à base de velas e horários variados para refeições. A navegação e a segurança estavam a cargo do comandante, enquanto a carga não era prioridade na época, com porões cheios de carvão.
O navio enfrentou problemas de apodrecimento da madeira devido à secagem progressiva causada pela introdução de caldeiras e fornalhas. Em 1855, o Great Western fez sua última viagem de Southampton para o Rio de Janeiro. Posteriormente, foi utilizado como transporte de tropas durante a Guerra da Criméia e, após sua devolução à RMSP em 1856, suas condições não justificavam reparos, levando à sua desmontagem em Vauxhall, arredores de Londres, no mesmo ano.