Pelé teve álbum de figurinhas contando sua história, em 1965

Memória Santista rende sua homenagem ao maior jogador de futebol do mundo, personagem importante da história de Santos, ofertando aos seus leitores um material super curioso.

Em 1965, o Santos Futebol Clube estava no topo de sua fama mundial, muito graças ao talento do maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Sem sombra de dúvida, o camisa 10 do alvinegro praiano era a figura pública mais badalada do país e, assim, o interesse por sua vida pessoal e história era tamanho que, naquele ano, o jornal “A Gazeta Esportiva” e a Editora Publidesp resolveram inovar, criando um álbum de figurinhas, cujos cromos traçavam uma narrativa da vida de Pelé, desde o seu nascimento, em Três Corações, Minas Gerais; sua passagem por Bauru; a chegada ao time do Santos e todas as suas conquistas pelo time praiano e pela Seleção Brasileira, além de várias curiosidades de sua vida esportiva e pessoal.

O então redator-chefe da “Gazeta Esportiva”, Thomas Mazzoni, disse à época, sobre o projeto do álbum, que a ideia da publicação era contribuir para a disseminação da história do jogador entre a população, de uma forma divertida e colaborativa, mesmo sabendo que o retratado nos 281 cromos coloridos, se tratava apenas de um resumo básico de uma trajetória tão brilhante no esporte das massas. “não se trata de tarefa fácil, já se vê, pois verdadeiramente seriam precisos vários álbuns como este, sem dúvida, mas embora com alguma dificuldade, conseguimos selecionar o que de melhor existe, capaz de dar importância a esse trabalho e satisfazer a curiosidade dos milhares e milhares de fãs do maior futebolista do mundo. Por certo irão todos compreenderam esforço para ser apresentado esse trabalho retratando o Rei Pelé, suas jogadas mágicas, seus gols de placa e suas jogadas excepcionais. Tudo, enfim, que a câmera fotográfica registrou em suas partidas, documentando os seus feitos, quero vestindo a camisa branca do Santos Futebol Clube, quero vestindo a camiseta verde amarela da Seleção Brasileira. Essa biografia ilustrada, portanto, é homenagem a Édson Arantes do Nascimento, que se destina a melhor divulgar entre a massa torcedora do Brasil, a vida detalhada do maior  futebolista da atualidade do mundo inteiro. Pelé!”

O álbum traz figurinhas colorizadas a mão, e tem uma sistemática, no início, de uma antiga fotonovela, fazendo uso de figurantes e atores para representar a fase infantil do atleta. A maior parte das imagens de Edson foram produzidas pela equipe de jornalismo da Gazeta Esportiva, que acompanhou a trajetória de Pelé até 1965. Os cromos eram vendidos em envelopes, que custavam à época Cr$ 25,00 (Vinte e Cinco Cruzeiros – equivalente hoje a R$ 1,25) e traziam três figurinhas cada.

Trecho do álbum que retrata a chegada de Pelé ao Santos FC, em 1956

Pelé ficou emocionado e surpreso com o produto. “Foi com grande emoção que tomei conhecimento da ideia de publicar um álbum de estampas coloridas no qual pretendem retratar de uma forma sucinta e cativante a minha biografia, não só de profissional do futebol brasileiro, como também de minha vida particular. E uma publicação dessa natureza é por demais árdua. Eu sou sabedor que vocês não pouparam esforços e grandes sacrifícios para levar adiante semelhante trabalho que muito me desvanece. Assim sendo, em conformidade com a solicitação de vocês no sentido de autorizar a publicação de tão simpático álbum, é com grande prazer que dou a minha adesão e consentimento, desejando que seja coroado o maior êxito possível como prêmio aos grandes sacrifícios que têm dispensado em tal trabalho. Cordialmente: Edson Arantes do Nascimento: Pelé”

Nossa homenagem ao Rei

Entre tantas homenagens feitas a Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei Pelé, por ocasião de sua morte, ocorrida em 29 de dezembro de 2022, o Memória Santista, ainda que não tenha como prioridade de trabalho as histórias do futebol e de seus atletas, rende esta singela homenagem, trazendo uma curiosidade histórica e ofertando aos seus leitores um PDF completo do “Álbum: Instantâneos da Vida do Rei Pelé”, agradecendo o amigo Jorge Gutierrez, que nos enviou o material pelo Whatsapp.

Sem sombra de dúvida, Pelé soma-se a outros personagens de nossa história, que levaram o nome da cidade de Santos para o mundo. Que o Rei descanse em paz!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF DO ÁLBUM COMPLETO