Teviot

O Teviot e o Clyde em 1841, numa imagem do Victoria and Albert Museum

O navio Teviot desempenhou um papel fundamental na história da Royal Mail Steam Packet (RMSP) Company, fundada por Scot James MacQueen em 1839. A RMSP Company buscava melhorar o serviço de comunicações postais globalmente, estabelecendo rotas principais a partir da Grã-Bretanha para todo o mundo. Após iniciar o serviço postal de passageiros para as Índias Ocidentais em 1841, a RMSP Company procurou obter uma concessão para uma linha comercial ligando a Inglaterra à costa leste da América do Sul.

Em 1850, a RMSP Company assinou um contrato oficial para operar uma linha postal para o Brasil e o Rio da Prata, com um subsídio postal significativo. A rota compreendia escalas em vários portos, e a viagem de ida e volta dos navios postais levou exatamente dois meses. O Teviot era um dos 14 navios construídos para esse serviço, apresentando tecnologia avançada para a época, com uma máquina a vapor, rodas de pás de madeira e três mastros.

Em 1851, o Teviot se tornou o primeiro navio a vapor a ligar a Europa à América do Sul, inaugurando a linha postal para a costa leste da América do Sul. Sua chegada ao Rio de Janeiro foi celebrada e marcada por grande entusiasmo. O navio continuou a operar nessa rota até 1864, quando foi vendido para demolição em Saint Thomas, nas Ilhas Virgens, após 23 anos de serviço. O Teviot foi um pioneiro no estabelecimento de serviços marítimos regulares e pontuais no Atlântico Sul.