As três teorias para a origem do nome da cidade de Santos

Santos. Como surgiu o nome da cidade? Esta é uma história ao mesmo tempo antiga e controversa. Na contramão da maioria absoluta das cidades brasileiras, o nome da cidade de Santos não tem uma tese de inspiração unânime. Os historiógrafos santistas, desde os remotos tempos, trabalham com três hipóteses para esta “verdade”, que está longe de ser absoluta.

É correto afirmar que toda cidade, bairro, estado, província, etc., possuem seus nomes relacionados a preceitos tais como: aspecto geográfico (ex. Praia Grande, Ponta da Praia, Ilha Comprida, Campinas), homenagem a figura ilustre (ex. Presidente Bernardes, Vicente de Carvalho, João Pessoa, Monteiro Lobato, Gonzaga), nomes indígenas (ex. Itanhaém, Araraquara, Tumiarú, Ubatuba) ou uma relação com o calendário santo, muito utilizada no período dos descobrimentos e que se arrastou por séculos no Brasil (ex. São Sebastião, São Vicente, São Paulo, Angra dos Reis).

Afinal de contas, em qual destes preceitos se encaixaria o nome de Santos? Vamos abordar as três teorias, partindo da menos aceita para a que todos consideram a oficial.

A TERCEIRA TEORIA – SANTOS INOCENTES

A terceira teoria diz que o nome santista deriva de uma homenagem feita pelo navegador português João Dias de Solis que, em 28 de dezembro de 1515, teria batizado a atual Baia de Santos com o nome de “Rio dos Santos Inocentes” (cujas festividades são realizadas entre os dias 27 e 29 de dezembro). Esse apontamento teria, em tese, se tornado oficial em Portugal, tanto que Braz Cubas sabia disso e teria dado o nome da vila baseado nesta informação.

A SEGUNDA TEORIA – O PORTO DE LISBOA

A segunda teoria diz que Braz Cubas, quando mudou a localização do porto da Capitania de São Vicente, que ficava no canal do Estuário, na atual Ponta da Praia (entre o Museu de Pesca e a Fortaleza da Barra), para as proximidades do povoado de Enguaguaçu, em 1541, resolveu também mudar seu nome para Porto de Santos, como homenagem ao famoso e homônimo porto de Lisboa, de onde partiam as principais expedições marítimas lusitanas. Assim, quando fundou a vila, manteve o nome de Vila do Porto de Santos.

A PRIMEIRA TEORIA – A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Após a chegada de Martim Afonso de Souza e a distribuição de terra pela Ilha de São Vicente, a região que daria origem à cidade de Santos era conhecida pelo seu nome ancestral: Enguaguaçu (que significaria Pilão Grande, na língua Guaianá). Dois anos depois de ter mudado o porto de lugar, para perto do povoado, Braz Cubas, preocupado com o trânsito de gente, principalmente de doentes, resolveu erguer um hospital, no modelo das Misericórdias de Portugal. Assim, nascia a Santa Casa, que ganhou o nome de “Todos os Santos”, por ter sido fundada em homenagem ao famoso “Hospital de Todos os Santos” de Lisboa. O hospital ficou tão conhecido, que ninguém mais chamava o povoado pelo seu nome indígena, mas por Povoado do Porto da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos. Como o nome era grande demais, foi sendo diminuído, até se tornar Santos, a Vila de Santos, fundada oficialmente em 1546.

E até hoje esta é a tese mais aceita e tida como oficial. Santos tem esse nome graças à Santa Casa de Misericórdia, o primeiro hospital do Brasil.

João Dias de Solis, navegador português que teria batizado esta região como o nome de “Santos Inocentes"
João Dias de Solis, navegador português que teria batizado esta região como o nome de “Santos Inocentes”
Braz Cubas lê o foral da Vila de Santos, no imaginário do pintor Benedito Calixto, que se utilizou de licença poética para reproduzir um ato administrativo que não possui registro documental sobrevivente. Se tivesse ocorrido, teria acontecido entre julho de 1545 e janeiro de 1547. O mais aceito entro respeitados historiadores é que a elevação de Santos para a categoria de vila tenha ocorrido em novembro de 1546.
Braz Cubas lê o foral da Vila de Santos, no imaginário do pintor Benedito Calixto, que se utilizou de licença poética para reproduzir um ato administrativo que não possui registro documental sobrevivente. Ao fundo, a imagem da construção da nova Santa Casa, o hospital que seria o responsável pelo nome da cidade: Santos.
Lisboa, onde havia o famoso Porto de Santos, de onde saíram as grandes expedições para o Novo Mundo.
Lisboa, onde havia o famoso Hospital de Todos os Santos, da Confraria da Misericórdia da capital do Reino de Portugal

 

Deixe um comentário